O Aerolevantamento com Drones é realizado utilizando a técnica da aerotriangulação e sobreposição de imagens. Técnica que antigamente era realizada por aviões com poderosas máquinas fotográficas a bordo, e possibilitou o mapeamento topográfico no Brasil, por exemplo, possibilitando gerar as cartas topográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, por exemplo.
Atualmente, utilizando o Drone pode-se realizar a mesma tarefa, contudo, em áreas menores, mas com custo consideravelmente mais baixo, e atingir resolução espacial sub-centimétrica, e ainda uma resolução temporal com frequência até mesmo diária.
O processo pós levantamento constitui-se basicamente em gerar o ortofotomosaicos, modelos digitais de elevação e do terreno, mapas planialtimétricos e curvas de nível. Por meio da fotointerpretação o analista consegue extrair uma série de informações da área levantada, com base em materiais cartográficos precisos e com alta definição e acurácia, possibilitando realizar análises complexas e precisas do ambiente estudado auxiliando precisamente na tomada de decisões.
O uso de drones em diferentes aplicações científicas e profissionais está em pleno desenvolvimento e expansão. Novas metodologia e aplicações são descobertas a cada dia, provocando uma revolução nas formas de se pesquisar, trabalhar e solucionar problemas.
A aplicação de drones em serviços de aerolevantamento e mapeamento, no monitoramento ambiental, na agricultura e na engenharia em geral é uma realidade , e têm se demonstrado atrativas pela redução de custos, aumento de produtividade e segurança, e oferecendo informações mais detalhadas.
Os modelos digitais da realidade são elaborados após o aerolevantamento. As fotos obtidas são processadas em softwares especializados, e é gerada a Ortofoto o Modelo Digital de Elevação e do Terreno. O que permite ainda, gerar curvas de nível do terreno.
O levantamento topográfico é realizado para se obter, dentre outras coisas, informações precisas sobre uma determinada área.
Pode ser realizado por equipe profissional utilizando diversos métodos e instrumentos, tais como: Estação Total, GPS, GPS de dupla frequência, RTK (Real Time Kinematic), e com o próprio Aerolevantamento com Drone.
A escolha do instrumento depende da natureza da área, principalmente. A Foco possui um time de especialistas em planejar e executar levantamentos topográficos.
Os mapas são os principais produtos de saída das atividades em Geotecnologias.
Possuem papel importante para a visualização e comunicação, logo devem ser elaborados seguindo os mais rigorosos critérios e padrões cartográfico, com escala e legenda adequada.