MODELAGEM COMPUTACIONAL, SEU EMPREENDIMENTO PRECISA DELA.
- focoambiente
- 09/07/2019
- 7:58 pm
- Sem Comentários
As variáveis durante a construção de um empreendimento.
Intervenções de implantação e operação de empreendimentos podem trazer incertezas durante o planejamento ou a realização de seu projeto. Uma vez que a previsão de sua interação com o meio ambiente é complexa, sendo um dos maiores desafios que podem atrapalhar o processo de realização do mesmo.
Durante a realização de projetos, seu dimensionamento e a interação do mesmo com as variáveis ambientais podem causar incertezas para a equipe de projetos e órgãos públicos de licenciamento.Afinal os projetos são feitos para terem os melhores desempenhos possíveis, mesmo que estejamos à mercê de variáveis ambientais por exemplo.
Com esse viés de otimização de resultados, e prevenção de riscos ambientais, a modelagem computacional apresenta-se como a melhor solução de avaliação, fornecendo diagnósticos precisos, e possibilitando a previsão de eventos naturais e seus impactos.
A Modelagem Computacional e a leitura das variáveis
Através dos modelos computacionais é possível avaliar, conjuntamente, diversas variáveis ambientais e a interação destas com o projeto proposto. Para tal feito, os modelos computacionais, aplicam modelos de iteração numérica e modelos matemáticos que conseguem descrever fenômenos como:
- As marés;
- Ventos;
- Vazão de um rio;
- Vazão de um efluente industrial;
- Chuva;
- Incidência solar;
- Carreamento de solo;
- Sedimento ou substância;
- Dentre diversos outros processos naturais;
Sendo assim, se consegue prever e diagnosticar problemas e propor soluções para projetos.Portanto a modelagem computacional aplicada para avaliação ambiental, pode, ser aplicada para avaliar as consequências da implantação e operação de empreendimentos do setor comercial, principalmente industrial, em atividades como agricultura, construção, óleo e gás e empreendimentos que utilizam o meio ambiente como parte ativa do seu processo de produção.
Exemplos de utilização da modelagem ambiental em cada setor da indústria.
Agricultura:
Modelagem dos efeitos da captação de água nas bacias hidrográficas.
Mineração:
Modelagem de efluentes industriais e dispersão de poluentes na águas dos rios e mares.
Óleo e Gás:
Modelagem de derramamento de óleo no mar.
Na construção civil:
Modelagem de interação das ondas e marés com infraestruturas portuárias e seus efeitos sobre a erosão das praias ou assoreamento de canais de navegação.
O Diferencial da modelagem ambiental.
A partir do momento em que a modelagem integra diversas variáveis é possível construir simulações de cenários extremos de condições ambientais ou ainda de ampliação e aumento de produção de uma determina planta industrial, o que gera informações estratégicas para tomada de decisão de gestores de instituições privadas e públicas, possibilitando os melhores resultados.